terça-feira, 22 de julho de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 400 ANOS DA MORTE DE SÃO CAMILO DE LELLIS


Para celebrar a Páscoa de São Camilo o Santuário do padroeiro na Usina preparou várias atividades no mês de julho. Iniciamos com a novena cujo o tema foi "Nada nos une mais a Deus do que a Caridade". Preparada pelas pastorais a novena a cada ano é mais criativa. E para abrilhantar este período especial,  tivemos a participação de alguns padres do vicariato norte em nossas celebrações que mostraram profundo conhecimento da vida e obra de São Camilo.  Além das presenças do Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Antonio Augusto Dias Duarte e do Cardeal e Arcebispo Dom Orani João Tempesta.



                  
                                   1.º dia "CUIDADOS SAMARITANOS"







                                   
Pe. José Patrício, Pe. Fábio Siqueira (N.Sra. de Fátima) e Pe. Fábio Pinto


Benção da água


A senhora Rosalina recebeu das mãos do Pe. Fábio a capelinha de S.Camilo para rezar em família. Que foi repassada para outras casas. 



Em cada dia da novena uma pessoa foi lembrada por ter sido um exemplo para a comunidade seguindo os passos de Camilo. E o irmão Serafim foi um deles que cuidava dos doentes a qualquer hora, com zelo, humildade e caridade.


                                                2.º dia "AMOR DE MÃE"





Parabéns para os aniversariantes.




3.º dia "CORPO E ESPÍRITO"










Nossa Senhora de Belém









Padre Carlos Toseli foi lembrado por suas ações camilianas junto do enfermos.

Como sempre a capelinha de São Camilo foi para a casa de outra família para rezar em família.








4.º dia "LITURGIA AO PÉ DO LEITO"















5.º dia "NOVA ESCOLA DE CARIDADE"

São Sebastião



















6.º dia "CUIDAR É UM OBRA DE ARTE"










Padre Cláudio dos Santos (Divino Espírito Santo)














7.º dia "PAIXÃO PELA VIDA, PAIXÃO PELO CRISTO"

Sagrada Família
















Pe. Luis Carlos de Carvalho Silva, CSsR (Santo Afonso)
























Peregrinação da Pastoral da Saúde

Foi com grande alegria que a peregrinação da pastoral da saúde aconteceu. A concentração foi no antigo colégio Regina Coeli na Usina. Nem mesmo o frio e a chuva fizeram com que os agentes da pastoral da saúde desanimassem na caminhada até o Santuário São Camilo de Lellis. Sob o comando do diácono e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde Sérgio Catão os peregrinos seguiram o percurso cantando e rezando. 
























































Após a procissão os peregrinos participaram da Missa celebrada por Dom Antonio Augusto Dias Duarte. 



































Dom Antônio Augusto Dias Duarte





Diácono Sérgio Catão























Após a missa os agentes da pastoral da saúde puderam se deliciar com os doces e quitutes vendidos nas barraquinhas.  




















Recebemos a visita do Cardeal Arcebispo D. Orani João Tempesta que estimulou os agentes da pastoral da saúde a continuarem em sua missão e não desanimarem apesar das dificuldades. E abençoou a todos.




Após a benção de D. Orani os agentes puderam aprender mais sobre Camilo através da palestra do padre Adaílton Mendes, cujo o tema era "São Camilo e a Caridade"





Convidamos D. Antônio Augusto Dias Duarte para conhecer e abençoar nossa biblioteca, onde é lugar de pesquisas, descobertas e reflexões.











8.º dia " O MINISTÉRIO CAMILIANO HOJE"
































Tivemos nosso tradicional estrogonofe, que reuniu a família camiliana mesmo em tempos de jogos da Copa do Mundo. Nosso muito obrigado pela participação de todos.


















Encerramos a novena de São Camilo com a certeza de que precisamos aprender mais e mais com os ensinamentos de São Camilo. De fato os "doentes são as pupilas de Deus" somente assim é possível ver o enfermo como o próprio Cristo que morreu por nós na cruz. Sendo assim a união e a troca de experiências entre irmãos é importante para o bom êxito da obra de Camilo.


9.º dia "NADA NOS UNE MAIS A DEUS DO QUE A CARIDADE"

















Que linda nossa paróquia com todos em um só coração.














De forma a não esquecermos a obra e vida de do mestre em cuidar do doentes, foi apresentada uma peça dirigida e
roteirizada pelo ator e diretor Carlos Renato Barbosa que teve como atores os jovens da paróquia que expressaram com maturidade a vida de S.Camilo. Apesar do pouco tempo de preparação surpreenderam e emocionaram a todos. E foi com o salão lotado que os paroquianos foram para prestigiar o espetáculo.




 
























































No dia São Camilo dia 14 de julho, tivemos a missa dos enfermos. Com o Santuário repleto de fiéis em sua maioria de idosos que vieram longe para prestigiar e agradecer pelas graças alcançadas. A missa foi celebrada pelo pároco Fábio Eduardo Pinto que se mostrou emocionado com tanta devoção e com todas as atividades em torno do aniversário dos 400 anos da morte de São Camilo. 
         




















































Após a celebração da missa de São Camilo os devotos do padroeiro saíram em procissão pelas ruas do bairro, levando no andor com lírios brancos e rosas vermelhas o santo que é um exemplo para o mundo inteiro. Como padre Fábio falou em uma de suas homilias. "São Camilo não pertence somente ao Santuário, mais ao mundo". 







































































Nenhum comentário: