Para celebrar a Páscoa de São Camilo o Santuário do padroeiro na Usina preparou várias atividades no mês de julho. Iniciamos com a novena cujo o tema foi "Nada nos une mais a Deus do que a Caridade". Preparada pelas pastorais a novena a cada ano é mais criativa. E para abrilhantar este período especial, tivemos a participação de alguns padres do vicariato norte em nossas celebrações que mostraram profundo conhecimento da vida e obra de São Camilo. Além das presenças do Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Antonio Augusto Dias Duarte e do Cardeal e Arcebispo Dom Orani João Tempesta.
1.º dia "CUIDADOS SAMARITANOS"
| Pe. José Patrício, Pe. Fábio Siqueira (N.Sra. de Fátima) e Pe. Fábio Pinto |
| Benção da água |
A senhora Rosalina recebeu das mãos do Pe. Fábio a capelinha de S.Camilo para rezar em família. Que foi repassada para outras casas.
2.º dia "AMOR DE MÃE"
Parabéns para os aniversariantes.
3.º dia "CORPO E ESPÍRITO"
Nossa Senhora de Belém
Padre Carlos Toseli foi lembrado por suas ações camilianas junto do enfermos.
Como sempre a capelinha de São Camilo foi para a casa de outra família para rezar em família.
4.º dia "LITURGIA AO PÉ DO LEITO"
5.º dia "NOVA ESCOLA DE CARIDADE"
| São Sebastião |
6.º dia "CUIDAR É UM OBRA DE ARTE"
Padre Cláudio dos Santos (Divino Espírito Santo)
7.º dia "PAIXÃO PELA VIDA, PAIXÃO PELO CRISTO"
| Sagrada Família |
Pe. Luis Carlos de Carvalho Silva, CSsR (Santo Afonso)
Peregrinação da Pastoral da Saúde
Foi com grande alegria que a peregrinação da pastoral da saúde aconteceu. A concentração foi no antigo colégio Regina Coeli na Usina. Nem mesmo o frio e a chuva fizeram com que os agentes da pastoral da saúde desanimassem na caminhada até o Santuário São Camilo de Lellis. Sob o comando do diácono e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde Sérgio Catão os peregrinos seguiram o percurso cantando e rezando.
Após a procissão os peregrinos participaram da Missa celebrada por Dom Antonio Augusto Dias Duarte.
Dom Antônio Augusto Dias Duarte
| Diácono Sérgio Catão |
Após a missa os agentes da pastoral da saúde puderam se deliciar com os doces e quitutes vendidos nas barraquinhas.
Recebemos a visita do Cardeal Arcebispo D. Orani João Tempesta que estimulou os agentes da pastoral da saúde a continuarem em sua missão e não desanimarem apesar das dificuldades. E abençoou a todos.
Após a benção de D. Orani os agentes puderam aprender mais sobre Camilo através da palestra do padre Adaílton Mendes, cujo o tema era "São Camilo e a Caridade"
Convidamos D. Antônio Augusto Dias Duarte para conhecer e abençoar nossa biblioteca, onde é lugar de pesquisas, descobertas e reflexões.
8.º dia " O MINISTÉRIO CAMILIANO HOJE"
Tivemos nosso tradicional estrogonofe, que reuniu a família camiliana mesmo em tempos de jogos da Copa do Mundo. Nosso muito obrigado pela participação de todos.
Encerramos a novena de São Camilo com a certeza de que precisamos aprender mais e mais com os ensinamentos de São Camilo. De fato os "doentes são as pupilas de Deus" somente assim é possível ver o enfermo como o próprio Cristo que morreu por nós na cruz. Sendo assim a união e a troca de experiências entre irmãos é importante para o bom êxito da obra de Camilo.
9.º dia "NADA NOS UNE MAIS A DEUS DO QUE A CARIDADE"
Que linda nossa paróquia com todos em um só coração.
De forma a não esquecermos a obra e vida de do mestre em cuidar do doentes, foi apresentada uma peça dirigida e
roteirizada pelo ator e diretor Carlos Renato Barbosa que teve como atores os jovens da paróquia que expressaram com maturidade a vida de S.Camilo. Apesar do pouco tempo de preparação surpreenderam e emocionaram a todos. E foi com o salão lotado que os paroquianos foram para prestigiar o espetáculo.
Após a celebração da missa de São Camilo os devotos do padroeiro saíram em procissão pelas ruas do bairro, levando no andor com lírios brancos e rosas vermelhas o santo que é um exemplo para o mundo inteiro. Como padre Fábio falou em uma de suas homilias. "São Camilo não pertence somente ao Santuário, mais ao mundo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário